Vice-presidente do PDT diz que posição de Ciro é “individual” e que partido sempre respeitou Lula

O vice-presidente nacional do PDT, André Figueiredo, diz que a posição de Ciro Gomes a Lula é de caráter pessoal. Deputado federal, ele diz que o partido tem uma relação respeitosa com o petista.
“O posicionamento é do Ciro, é uma questão pessoal dele. Ele tem seus motivos para isso, não entro no mérito. O PDT sempre teve respeito com Lula, na Câmara dos Deputados tivemos convergência com o PT em várias ocasiões”, afirmou à coluna Painel na Folha de S.Paulo.
Figueiredo diz que petistas é que estão desrespeitando o PDT e alega que isso pode acabar com a possibilidade de um apoio a Lula no segundo turno.
“Vejo uma atitude desrespeitosa do PT com o PDT. Temos candidatura consolidada desde 2018, e não existe a menor possibilidade de fazermos corpo mole. Isso pode comprometer nosso posicionamento nacional. No Bolsonaro nós não votamos, mas precisamos ter um mínimo de respeito recíproco no segundo turno”, prossegue.
Ele chama de “desrespeito institucional” o fato de o PT lançar um candidato próprio no Ceará contra um nome do PDT.
A fala do vice-presidente do partido ocorre após críticas de um de seus fundadores. Na semana passada, Carlos Roberto Siqueira Castro afirmou estar “muito incomodado” com os ataques de Ciro a Lula.
Ele ainda apontou que “tem muita gente insatisfeita e indignada” com a postura do pedetista.