VÍDEO: ACM Neto usa filtro “bronze” após se declarar pardo ao TSE

A controvérsia em torno do tom da pele de ACM Neto (União Brasil) voltou a repercutir nas redes sociais nesta quinta-feira (6). A conta do candidato ao governo da Bahia no Instagram publicou um vídeo no qual ele aparece fazendo campanha sob um filtro “Bronzer” disponibilizado pela plataforma.
Internautas acusaram ACM Neto de fazer uso do recurso para alterar artificialmente a composição de sua pele. “Foi falta de atenção, coincidência. Foi um erro da equipe, não tem outra coisa para dizer”, afirmou a assessoria do candidato. A postagem foi apagada após a repercussão negativa.
Confira o vídeo:
ACM neto deu o maior vacilo hoje, postou um storie no Instagram antes de salvar e aparece nitidamente o uso do filtro “bronzer de Carolpeixinho” usado para escurecer a pele dele na rede social. O menino de vovô não vai ser governador. ? pic.twitter.com/BKCdbHzxMM
— Darley (@darleyliimaa) October 6, 2022
ACM Neto vem sendo alvo de críticas por ter se declarado como “pardo” ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso poderia lhe trazer dividendos eleitorais, já que a Bahia é o estado brasileiro com a maior população de negros e pardos. Em um primeiro momento, no entanto, o ex-prefeito de Salvador se autodeclarou como “branco” à justiça eleitoral, mas logo em seguida sua assessoria disse se tratar de “um equívoco do departamento jurídico”.
ACM Neto disputa o segundo turno na Bahia com o candidato do PT Jerônimo Rodrigues, que largou na frente com 49,45% dos votos, ante 40,80% do candidato do União Brasil. Jerônimo começou a disputa bem atrás nas pesquisas, mas se beneficiou da alta popularidade de Lula no estado. A Bahia é vista como um estado estratégio para o partido, que o governa desde 2007. ACM, por sua vez, procurou se distanciar da disputa presidencial e não declarou apoio nem a Soraya Thronicke, de seu partido, nem a Jair Bolsonado, candidato pelo PL.