VÍDEO: Advogada negra sofre racismo em loja da Zara no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando uma denúncia de racismo feita por uma advogada no último sábado (18). O caso ocorreu na loja da Zara, localizada no Barra Shopping, zona oeste da cidade. A vítima, Ingryd de Souza, compartilhou sua experiência nas redes sociais e disse que estava fazendo compras com o marido quando, ao sair da loja, foi abordada por uma funcionária posicionada próxima ao detector antifurto.
A mulher pediu que a cliente retirarasse todos os itens da sacola para comprovar que não havia furtado nenhuma peça de roupa. O detector antifurto emitiu um sinal sonoro, e a gerente da loja afirmou que o alarme foi acionado devido à presença de uma blusa de cetim na sacola de Ingryd. Ela prontamente retornou e apresentou a nota fiscal e todas as peças compradas, demonstrando que não havia nenhuma blusa de cetim entre os produtos.
O episódio foi gravado pelo casal e a advogada, que é negra, destacou que nenhuma das peças possuía identificação eletrônica que pudesse acionar o detector. Após a inspeção das sacolas, Ingryd foi liberada e o detector não voltou a ser acionado. O caso foi formalmente registrado como um ato de discriminação racial na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A Polícia Civil está conduzindo a investigação.
Ver essa foto no Instagram
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link