Apoie o DCM

VÍDEO: Alunos usam “filtro de Hitler” e fazem gesto nazista em escola de ensino médio

Alunos reproduzindo gesto nazista. Foto: reprodução

Alunos do Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria (DF) postaram, nesta sexta-feira (13), um vídeo nas redes sociais com um filtro que representa o ditador Adolf Hitler. O recurso imita o penteado e o bigode característicos do líder nazista responsável pelo Holocausto. As imagens também mostram os estudantes fazendo a saudação nazista.

Ao Metrópoles, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que iniciou a apuração do caso e que as famílias dos estudantes identificados serão convocadas para reunião. Os alunos receberão advertência e serão orientados a retirar o conteúdo das redes sociais. A secretaria repudiou “qualquer manifestação de apologia ao nazismo”, por não condizer com os valores da rede pública.

De acordo com a Lei nº 7.716/1989, alterada pela Lei nº 9.459/1997, a divulgação de símbolos que utilizem a suástica é crime. A apologia ao nazismo é proibida no Brasil. O vídeo gerou repercussão negativa e a escola deverá tomar medidas educativas com os envolvidos.