VÍDEO: Ao expor Bolsonaro com maçons, Janones furou a bolha da política no Facebook, diz estudo

A Escola de Comunicação, Mídia e Informação da fundação Getúlio Vargas fez um levantamento para o Em Pauta, programa da GloboNews, com as postagens mais compartilhadas pelos usuários no segundo turno das eleições. As postagens analisadas foram do deputado federal André Janones (Avante) que é apoiador do ex-presidente Lula (PL), e da deputada federal Carla Zambelli (PL), que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento usou o Facebook como base para a análise.
A principal postagem do deputado mineiro foi sobre a suposta relação de Bolsonaro com os maçons. Segundo a análise, a publicação chegou a 60,2% de grupos que não tenham qualquer relação com política. Outros 31,9% dos compartilhamentos foram em grupos de esquerda e 7,9% em grupos de direita.
Já na mensagem com mais interação publicada por Zambelli, um vídeo do empresário Robertos Justus apoiando Bolsonaro, 40,8% das interações foram de grupos não alinhados a política, outros 52,7% são de grupos de direita e 6,5% de esquerda.
De acordo com o responsável pelo levantamento, “ainda não é possível medir as consequências praticas do alcance desses posts”, mas garante que o “cenário atual de guerras nas redes sociais, mostra uma mudança na forma de se fazer politica”.
URGENTE! GLOBO NEWS AGORA!!FURAMOS A BOLHA! FURAMOS A BOLHA!!!!!!! pic.twitter.com/wnsjoYqonN
— André Janones (@AndreJanonesAdv) October 14, 2022
Nas redes sociais, Janones comemorou o alcance da postagem, dizendo que “furamos a bolha”:
URGENTE! GLOBO NEWS AGORA!!FURAMOS A BOLHA! FURAMOS A BOLHA!!!!!!! pic.twitter.com/wnsjoYqonN
— André Janones (@AndreJanonesAdv) October 14, 2022