VÍDEO – Arquiteto é vítima de racismo em exposição de SP: “Pretos se formam sem estudar”

O arquiteto Gabriel Rosa, vencedor da Casacor SP 2024 e participante da edição de 2025, registrou boletim de ocorrência após sofrer injúria racial dentro de seu próprio ambiente expositivo na noite de quinta-feira (25). Uma visitante fez declarações racistas sobre o acesso de pessoas negras ao ensino superior.
Em vídeo gravado pela vítima, é possível ouvir a agressora dizer: “Eu não vou mais a médico preto (…). Como é que eu vou me consultar com um médico que passou voando na faculdade por causa de cota?”. Ela ainda alimenta mentiras sobre supostos processos de alunos negros contra professores que lhe dão notas baixas, dizendo que “pretos ganham nota sem estudar”.
Em seu Instagram, Rosa relatou o episódio e sua reação: “Não me mantive calado. Não poderia, e não deveria, deixar passar tamanha demonstração de preconceito e injúria racial […] Registrei boletim de ocorrência com a presença da mesma. Todas as medidas cabíveis serão tomadas”.
Ao denunciar o caso em sua conta no Instagram, Rosa afirmou que “nunca sabe quando essas situações vão acontecer” e completou que pode sim ter “controle de como reagir e, principalmente, como resolver”. A Polícia Militar foi acionada no local e a organização da Casacor prestou apoio imediato ao arquiteto.
Relato do perfil Mundo Negro:
O arquiteto Gabriel Rosa, vencedor da CASACOR SP 2024?e participante da edição de 2025, denunciou ter sido vítima de injúria racial dentro de seu próprio ambiente expositivo, na noite de 25 de julho.
A visitante envolvida fez declarações… pic.twitter.com/2cwjZtzV68
— Andrade (@AndradeRNegro2) July 26, 2025