VÍDEO: Assessora de Erika Hilton sofre ataque racista em SP

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou nesta sexta-feira (24) o Ministério Público de São Paulo (MPSP) para denunciar um caso de injúria racial sofrida por sua assessora na Vila Medeiros (SP).
Maria Izabel Panter voltava de uma padaria quando um motorista ficou “encarando” a sua filha. O veículo havia passado pelas duas, mas voltou dando ré. O caso ocorreu no dia 17 de maio.
Segundo a assessora da psolista, sua filha ficou incomodada com a situação e questionou o motorista sobre o motivo da perseguição. “Foi quando esse racista gritou, da janela do carro, que eu era macaca. ‘Cala a boca, sua macaca, eu estou trabalhando'”, disse.
No X (antigo Twitter), a deputa destacou que “essa é a realidade do racismo: ele pode atingir qualquer uma de nós, em qualquer lugar e ocasião”. “Lutaremos até o fim, e com todas as nossas forças, para que a Justiça responsabilize esse criminoso. Não é apenas por Maria Izabel, e não é apenas por essa vez”, afirmou Erika.
RACISMO É CRIME!
Maria Izabel, assessora do meu mandato e membra da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, foi vítima de um ataque racista junto com sua filha na rua quando estava indo comprar pão.
Essa é a realidade do racismo: ele pode atingir qualquer uma de nós, em… pic.twitter.com/bWqxyjykCl
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 24, 2024