VÍDEO: Ativista cola cartaz em quadro de Monet e é presa no Louvre, em Paris

Uma ativista do coletivo ambientalista Riposte Alimentaire foi presa neste sábado (31) após colar um cartaz adesivo em uma tela de Monet no Museu d’Orsay, em Paris. O protesto foi uma tentativa de chamar atenção para a emergência climática. O grupo defende a produção sustentável de alimentos.
No vídeo divulgado pelo coletivo, a ativista explica suas motivações, denunciando a inação das autoridades diante das mudanças climáticas.
O quadro alvo do protesto é “Campo de Papoulas”, pintado por Monet em 1873, que retrata pessoas caminhando em um campo de papoulas. O coletivo Riposte Alimentaire tem realizado outros atentados contra obras de arte recentemente como forma de protesto, incluindo jogar sopa na “Mona Lisa” e na tela “Primavera” de Monet.
Em incidentes anteriores, o grupo também colou folhetos no quadro “A Liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix, no Louvre. Em abril, dois ativistas do Riposte Alimentaire foram presos no Museu d’Orsay, acusados de planejar um ataque, segundo a AFP.
???️ FLASH | “À +4 degrés, c’est l’enfer qui nous attend !” Une activiste écologiste de Riposte Alimentaire a recouvert le tableau “Les Coquelicots” de Claude Monet à Paris.
— Cerfia (@CerfiaFR) June 1, 2024