Apoie o DCM

VÍDEO: banheiro na China só libera papel higiênico após anúncio ou pagamento

Banheiro na China faz sucesso ao liberar papel higiênico apenas após exibição de anúncio. Foto: Divulgação
Banheiro na China faz sucesso ao liberar papel higiênico apenas após exibição de anúncio. Foto: Divulgação

Banheiros públicos na China estão chamando atenção nas redes sociais por adotarem dispensadores de papel higiênico controlados por anúncios. O vídeo, que viralizou no perfil China Insider no Instagram, mostra equipamentos instalados na parede com um código QR.

Para ter acesso ao papel, o usuário precisa escanear o código com o celular e assistir a uma propaganda curta. Apenas alguns quadrados são liberados, normalmente seis, segundo o jornal britânico Daily Mail. Quem quiser evitar os anúncios pode pagar cerca de 0,5 RMB, o equivalente a R$ 0,05.

As autoridades defendem a medida como forma de reduzir desperdícios. Segundo relatos, havia registros de usuários retirando grandes quantidades de papel ou até escondendo rolos para levar para casa. No entanto, críticos levantam questões práticas: o que acontece se o celular estiver sem bateria ou sem internet? Além disso, o contato entre o telefone e o ambiente do banheiro levanta dúvidas sobre higiene.

Essa não é a primeira vez que iniciativas do tipo aparecem na China. Em 2017, um parque em Pequim chegou a instalar dispensadores com reconhecimento facial para limitar o uso de papel.

Confira o vídeo: