VÍDEO: Biden ameaça China por causa de Taiwan: “Está flertando com o perigo”
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou um forte recado para a China nesta segunda-feira (23). Em discurso realizado em Tóquio, durante uma visita oficial ao Japão, o líder estadunidense afirmou que seu governo está comprometido com uma defesa militar de Taiwan caso os chineses tentem tomar o controle da ilha autônoma na força. Ele ainda acusou Pequim de flertar “com o perigo”.
O posicionamento de Biden foi feita ao lado do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. O governo americano tem como o Japão e a Coreia do Sul como fortes aliados na luta para evitar o crescimento comercial e militar da China.
“Concordamos com a política de uma só China, aderimos a ela… mas a ideia de que Taiwan pode ser tomada à força não é apropriada, deslocaria toda a região e seria outra ação semelhante a da Ucrânia”, comentou o presidente dos EUA. “A China está flertando com o perigo”, acrescentou.
A frase foi uma crítica ao aumento de manobras chinesas com exercício navais e construções na região. Vale destacar que a China enxerga Taiwan como uma província rebelde.
O país asiático não ficou satisfeito com a postura de Biden e respondeu através do Porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wenbin: “Ninguém deveria subestimar a firme determinação, a firme vontade e capacidade do povo chinês de defender a soberania nacional e a integridade territorial”.
E completou: “A questão de Taiwan é um tema puramente interno da China”.
Veja a fala de Biden abaixo:
Em Tóquio, Joe Biden diz que estaria disposto a usar a força para defender Taiwan de uma ação militar chinesa.
“Concordamos com a política de uma China. Mas a ideia de que pode ser tomado à força, simplesmente não é apropriada”, respondeu o presidente dos EUA a uma repórter. pic.twitter.com/chlKJlJk7a
— Metrópoles (@Metropoles) May 23, 2022