VÍDEO: Bolsonaristas são barrados no Congresso dos EUA e culpam a esquerda

Uma delegação de parlamentares bolsonaristas, liderados por Eduardo Bolsonaro (PL), foi impedida de acessar o Congresso dos Estados Unidos em Washington, onde planejavam fazer um discurso sobre uma alegada “ditadura judicial” no Brasil. A situação constrangedora resultou em um protesto improvisado na calçada, onde os políticos, incluindo Marcel Van Hattem e outros extremistas, tentaram falar em inglês precário para chamar atenção.
O incidente ocorreu após o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos EUA, Jim McGovern, do Partido Democrata, cancelar abruptamente a audiência planejada para o grupo. McGovern percebeu o potencial de disseminação de fake news e teorias conspiratórias por parte dos bolsonaristas e optou por vetar sua presença no Capitólio.
Eduardo Bolsonaro reagiu com indignação, acusando McGovern de censura e culpando a “esquerda” pelo ocorrido, mesmo nos EUA, conhecido por seu ambiente politicamente liberal. Em suas redes sociais, o deputado bolsonarista lançou críticas confusas e incompreensíveis, ecoando seu irmão Carlos em suas postagens:
“Para calar a verdade sobre o que está ocorrendo no Brasil recorreram à censura, que é a arma dos covardes e fracos. Não é só no Brasil que a esquerda se apropria do termo ‘direitos humanos’ e seleciona em quem jogará a culpa por suas supostas violações”.
MUITO TRISTE: após serem barrados de discursar no congresso dos EUA, parlamentares bolsonaristas fazem uma coletiva de imprensa na calçada, usando inglês do "cursinho do Joel Santana". pic.twitter.com/GeplQDVXri
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) March 12, 2024