Vídeo de Bolsonaro sobre a eleição de 2018 é excluído pelo YouTube

O YouTube excluiu um vídeo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quarta-feira (13) do seu canal pessoal. Nele, o chefe do Executivo levanta a possibilidade de fraude nas eleições de 2018, quando concorreu com Fernando Haddad (PT), sem apresentar nenhum tipo de provas. Essa é a primeira vez que isso acontece com ele depois que a plataforma proibiu fake news sobre as últimas eleições.
No mês de março, o YouTube havia anunciado que derrubaria vídeos que tivessem informações falsas relacionadas às eleições de 2018, incluindo alegações de fraude e erros que supostamente possam ter alterado o resultado da votação.
YouTube diz que vídeo de Bolsonaro viola “as diretrizes da comunidade”
Publicado no dia 12 de agosto de 2021, o vídeo traz uma entrevista de Bolsonaro que foi concedida a uma rádio. Ao tentar acessar o material, a plataforma esclarece que o material foi deletado por “violar as diretrizes da comunidade”. No entanto, o vídeo continua disponível na página no Facebook do presidente.
Bolsonaro questiona o processo eleitoral de 2018 e a suposta atuação de um hacker para “desviar votos”. Durante a fala, o próprio presidente admitiu que “não tinha provas” sobre uma influência externa no processo eleitoral.
Segundo as novas regras do YouTube, os vídeos com “informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados” serão removidos da plataforma.