Apoie o DCM

VÍDEO – Bolsonaro volta a ameaçar golpe: ‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Twitter

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez nesta quinta (8) novas ameaças em relação ao pleito do ano que vem.

LEIA – Ex-ministro da Defesa afirma que Forças Armadas estão “sob ataque” de Bolsonaro

Ele ameaçou o processo eleitoral de 2022, quando ele deve disputar a reeleição ao Palácio do Planalto. Ameaça um golpe, portanto.

LEIA MAIS – Omar Aziz desafia Bolsonaro a dizer que Luís Miranda é mentiroso

“Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”.

Bolsonaro declarou isso a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada. A fala foi transmitida por um site bolsonarista. O presidente tem feito recorrentes afirmações falsas sobre as eleições no Brasil, com acusações infundadas de que pleitos passados foram fraudados e que ele só será derrotado em 2022 caso haja irregularidade semelhante —pesquisas recentes apontam o favoritismo do ex-presidente Lula (PT).

A principal estratégia do presidente é questionar a segurança das urnas eletrônicas, sistema usado desde 1996 e considerado eficiente e confiável por autoridades e especialistas no país. O próprio Bolsonaro foi eleito para o Legislativo usando o sistema em diferentes ocasiões, assim como venceu o pleito para o Palácio do Planalto em 2018 da mesma forma.

Jair Bolsonaro defende a adoção do voto impresso. De acordo com ele, seria auditável. Tramita no Congresso uma proposta nesse sentido, mas a ideia conta com oposição de uma coalizão de partidos, alguns deles da própria base de Bolsonaro.

Veja o vídeo com o trecho da ameaça golpista.