Apoie o DCM

VÍDEO – “Bonitos em cima, pobres embaixo”: Padre Júlio vê traços de fascismo na Parada LGBT+

Padre Júlio Lancelotti em entrevista ao LendaCast. Foto: reprodução

Em participação no podcast LendaCast, o padre Júlio Lancellotti, conhecido por seu trabalho social, fez duras críticas à Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. O religioso afirmou que o evento, marcado para 22 de junho na Avenida Paulista, reproduz desigualdades sociais ao privilegiar apenas parte da comunidade. “Os LGBTs pobres não estão lá em cima do trio, estão no final da parada catando latinha”, declarou.

Lancellotti revelou que já levou suas críticas à organização do evento, a APOLGBT-SP. “Os bonitos despidos estão em cima do carro e os pobres, feios, magros, estão embaixo empurrando o carro e levando bronca”, disse. O sacerdote questionou a ausência de representantes das periferias nos espaços de destaque da parada, que este ano tem como tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”.

O padre também alertou para as contradições internas na comunidade. “Não basta ser LGBT para ter cabeça aberta. Tem LGBT de direita que apoia fascistas”, afirmou. Sua fala destacou a complexidade das relações dentro do movimento, incluindo preconceitos internalizados. “Todos nós temos um homofóbico que mora dentro de nós”, completou.