VÍDEO – BOPE invade festa junina em favela do Rio e mata morador: “Não era baile funk”

Um tiroteio durante uma ação policial interrompeu uma festa junina na Comunidade do Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio, na madrugada deste sábado (7), deixando o office boy Herus Guimarães Mendes, de 24 anos, morto e um adolescente de 16 anos ferido. De acordo com moradores, o evento reunia diversas quadrilhas juninas e dezenas de crianças quando os disparos começaram.
“Meu filho levou dois tiros. Queremos saber quem autorizou aquilo”, desabafou Fernando Guimarães, pai da vítima, exigindo explicações das autoridades. Herus foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos no Hospital Glória D’Or, enquanto o adolescente foi encaminhado ao Souza Aguiar.
Vídeos nas redes sociais mostram o pânico durante a ação, com crianças correndo e moradores buscando abrigo. “Tinha um monte de crianças que só queriam dançar. Era festa junina, não era baile funk, e simplesmente chegaram atirando e em todo mundo”, disse uma moradora, chorando assustada, em vídeo publicado nas redes sociais.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou ao G1 que policiais estavam no local para retirar portões usados como barricadas, mas não comentou diretamente sobre o tiroteio.
Não era baile funk, não tinha apologia ao crime, não tinha ostentação. Mas teve morte, terror, abuso.
O evento que ocorreu hoje, era uma festa JUNINA, levando cultura para favela. Que acabou em morte, terror e gritos.
Santo Amaro pede paz. pic.twitter.com/i17JBoaEtF— josi (@josy_mirandarj) June 7, 2025
URGENTE! Polícia invade festa junina comunitária na favela de Santo Amaro em operação às 3h da madrugada. Crianças e idosos estão entre os feridos após ação violenta. Até quando? pic.twitter.com/7QpCloEOGv
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) June 7, 2025