VÍDEO: brasileira denuncia ataques xenofóbicos após eliminação do Big Brother Portugal

Ana Catharina, 34, ex-participante brasileira do “Big Brother Verão” em Portugal, revelou ter sido alvo de ataques xenofóbicos desde sua participação no programa. Em vídeo publicado nas redes, ela contou que seu sotaque foi ridicularizado por uma colega de confinamento, sem que houvesse qualquer punição. Após a eliminação, os ataques aumentaram: “Tenho recebido inúmeras mensagens xenofóbicas na rua e nas redes sociais. A principal mensagem é ‘volta para sua terra’”, relatou.
A influenciadora afirmou que não pretende se calar diante das agressões e rebateu os comentários preconceituosos: “Para quem acha que eu vou me calar, eu não vou. Para todos aqueles que falam para eu voltar para minha terra, saibam que eu só volto de primeira classe”. Ela também destacou que muitos brasileiros em Portugal enfrentam o mesmo tipo de discriminação.
Ana ainda citou a legislação portuguesa ao reforçar que o preconceito não é uma simples opinião: “Discriminação é crime. Não é ‘brincadeira’. Não é opinião. É crime. E a lei portuguesa é clara sobre isso”.
View this post on Instagram
Não colocaremos um pé na mesa, colocaremos dois. Qualquer pessoa no lugar de Ana faria o mesmo para defender uma ofensa a tua própria nacionalidade. A partir de agora só a veremos chorar se for de alegria! Força, pois estamos contigo. 🇵🇹🇧🇷#TeamAnaCatharina #Bbtvi #BBVerao pic.twitter.com/3NmccmXsl6
— Ana Catharina ☕️ (@anacathfranca) July 9, 2025