VÍDEO: Caças da FAB são reabastecidos no ar durante Cúpula do Brics

Caças da Força Aérea Brasileira (FAB), armados com mísseis e mobilizados para a 17ª Cúpula do Brics, foram reabastecidos no último domingo (6) em pleno voo para manter a vigilância contínua no espaço aéreo do Rio de Janeiro.
No primeiro dia do evento, um avião-tanque decolou da Base Aérea do Galeão e se conectou a dois caças em patrulha. O procedimento consiste no pareamento entre as aeronaves, com uma mangueira lançada no ar, à qual o caça se conecta para receber o combustível. A manobra tem o objetivo de evitar pousos e manter a operação ativa.
Desde sexta-feira (4), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) impôs restrições ao tráfego aéreo na região. Apenas aeronaves ligadas aos participantes da cúpula têm autorização para sobrevoar áreas como o Museu de Arte Moderna e a Marina da Glória. A zona de exclusão está dividida em três raios: 144 km, 108 km e 10 km a partir do museu.
Durante a operação, a FAB interceptou três aviões particulares — dois no sábado e um no domingo —, detectou 81 drones e negou a decolagem de outros 170. As aeronaves “invasoras” foram escoltadas para fora da área restrita. A Aeronáutica abriu uma investigação para apurar como esses aviões entraram na zona proibida.
Assista abaixo: