Apoie o DCM

VÍDEO – Cardume gigante transforma praia de Copacabana em espetáculo natural

Cardume em Copacabana. Imagem: reprodução

Moradores e turistas foram surpreendidos na última sexta-feira (26) por um espetáculo incomum nas águas de Copacabana, no Rio de Janeiro. O que à primeira vista parecia uma mancha escura no mar revelou-se um imenso cardume de peixes, visível por quilômetros. Imagens mostraram os peixes próximos à arrebentação, em um mar calmo, com ondas entre meio metro e um metro, criando um “balé” entre banhistas e cardumes.

As protagonistas do fenômeno foram as manjubinhas, peixes de cerca de 5 centímetros, comuns em águas tropicais. “Eu arrisco dizer que tinha mais peixe aqui na praia de Copacabana do que toda a população do Brasil”, afirmou o biólogo Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano, ao Jornal Nacional.

Segundo especialistas, a concentração incomum ocorreu pela combinação de fatores ambientais. Copacabana fica próxima à entrada da Baía de Guanabara, rica em nutrientes, e nesta semana suas águas se misturaram a correntes vindas de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, após a subida de águas profundas à superfície, levadas pelo vento até a praia. O cenário virou uma espécie de “restaurante” natural para os peixes e encantou até os mais jovens. “O mar ainda está vivo, não é para jogar lixo”, disse Nina, de 9 anos, que mergulhou no local com o pai.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Hugo Gloss (@hugogloss)