VÍDEO: chuva de meteoros é registrada por observatório no RS

O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou uma chuva de meteoros no céu do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta terça-feira (22).
O fenômeno corresponde à chuva de meteoros Líridas, que ocorre quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa C/1861 G1 Thatcher.
“Os meteoros Líridas se caracterizam por serem rápidos e brilhantes, como no registro efetuado na imagem. Apesar de a madrugada ter apresentado muita umidade e neblina, foi possível ver, em média, por câmera, uma taxa de 12 meteoros por hora”, explicou o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório.
O observatório utilizou 20 câmeras para acompanhar o fenômeno. A imagem divulgada mostra a sobreposição dos meteoros captados por uma dessas câmeras.
Confira:
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line