Apoie o DCM

VÍDEO: Cidade fica submersa após temporal e mais de 100 ficam desalojados em SC

Casa ficou submersa em Luiz Alves (SC). Foto: Ivanir Muller

Imagens aéreas mostram a cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, completamente alagada após fortes chuvas que atingiram Santa Catarina entre domingo (23) e segunda-feira (24). A Defesa Civil registrou 180,2 milímetros de chuva em 24 horas, o maior volume do estado, sendo que em apenas três horas choveu o equivalente ao previsto para uma semana inteira no município.

As enchentes forçaram a prefeitura a suspender aulas e fechar o posto de saúde do bairro Canoas durante a tarde. Um abrigo foi aberto para atender os mais de 100 moradores desabrigados. A situação crítica fez parte de um cenário mais amplo que afetou pelo menos 33 cidades catarinenses desde sábado (22), com quatro municípios decretando situação de emergência.

A Defesa Civil estadual contabilizou 406 casas afetadas e 148 pessoas que precisaram deixar suas residências para buscar abrigo com parentes ou amigos. A Marinha chegou a fechar o canal de acesso ao Porto de Itajaí devido aos ventos fortes, que só foi reaberto após avaliação da corporação.

O mau tempo também atingiu os estados vizinhos. No Paraná, Guarapuava registrou granizo do tamanho de ovos de galinha, enquanto em Erechim, no Rio Grande do Sul, mais de 150 pessoas ficaram feridas devido às intempéries. O Corpo de Bombeiros de SC registrou uma pessoa ferida após três serem arrastadas pela correnteza em São Lourenço do Oeste.