Apoie o DCM

VÍDEO: cientista encontra fósseis vivos em casa de festas de Belo Horizonte (MG)

Os pontos pretos são estromatólitos, uma das primeiras formas de vida na Terra. (Foto: Reprodução)

Um vídeo compartilhado pela cientista Beatriz Hörmanseder tornou-se viral ao revelar a descoberta de fósseis vivos em uma casa de festas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao identificar manchas escuras nas escadas da Casa Sapucaí, no bairro Floresta, Beatriz reconheceu esses “pontos” como estromatólitos, uma das primeiras formas de vida na Terra. Essas colunas de várias camadas de bactérias têm cerca de 2.4 bilhões de anos e desempenham um papel crucial na produção de oxigênio.

“Os estromatólitos estão no nosso planeta há 2.4 bilhões de anos e são responsáveis pelo oxigênio que a gente respira. Antes disso não tinha oxigênio”, destaca a cientista.

Beatriz explica que esses fósseis são frequentemente encontrados na ornamentação de prédios históricos, feitos com rochas que carregam esses registros. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, por exemplo, possui estromatólitos de Ouro Preto, datados de 2.1 bilhões de anos.

A descoberta surpreendente na Casa Sapucaí gerou grande repercussão, levando o local a anunciar uma festa especial chamada “A Festa mais Antiga do Mundo” para celebrar a revelação. O evento está programado para o próximo dia 8 de dezembro e promete ser uma celebração única em torno dessa descoberta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link