VÍDEO – “Coach de Taubaté” imitou página do g1 e divulgou fake news para vender remédios

Daniel Penin, que ficou conhecido como “coach de Taubaté” após relacionar o presidente Lula à morte de Jéssica Canedo, criou uma página similar à do site g1 para vender medicamentos. Ele, que vende cursos de marketing digital, imitava a estética do portal para veicular notícias falsas sobre médicos recomendando os produtos comercializados por ele.
Em aula de um dos seus cursos, ele mostra as páginas falsas e ainda diz que existe uma “matéria da Globo falando sobre Resveratrol [medicamento que supostamente desacelera o processo de envelhecimento, melhora o aspecto de rugas e de linhas de expressões]”. O vídeo foi exposto nas redes pelo pesquisador Vinicios Betiol.
Ele faz parte de um esquema de vendas “em camadas” no qual pessoas recebem uma parcela do lucro de um produto ao promovê-lo nas redes sociais. No vídeo de seu curso, Penin ainda mostra que o público-alvo do produto é formado por pessoas entre 35 e 64 anos, e que as páginas falsas trazem imagens de pessoas mais velhas para enganar idosos.
O coach viralizou recentemente por fazer um vídeo em que relaciona o presidente a Jéssica Canedo, jovem que tirou a própria vida após ser vítima de fake news. Ele acusou o governo de financiar a Mynd8, agência que cuidava da Choquei, uma das páginas que divulgou diálogo falso entre a jovem e o humorista Whindersson Nunes.
ESCÂNDALO: uma das pessoas que conseguiu acesso às lives privadas do Coach de Taubaté gravou um vídeo mostrando que ele usou SITES FALSOS para poder vender produtos para idosos. Segundo a denúncia, ele imitava o site do G1 como forma de passar credibilidade aos seus "produtos… pic.twitter.com/Y93YaBvhay
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) January 5, 2024