Apoie o DCM

VÍDEO: Com medo, mulher negra resgatada recusa segurar mão de repórter branca

Com medo, mulher negra resgatada
Foto: Reprodução

Durante uma reportagem sobre trabalho escravo na Bahia, Madalena Silva, uma mulher negra resgatada de trabalho análogo à escravidão, disse a repórter Adriana Oliveira que tinha medo de pegar em sua mão por ela ser uma mulher branca. O momento mostrado no Bahia Meio Dia, afiliada da Globo em Salvador, comoveu os telespectadores

“Fico com receio de pegar na sua mão branca”, disse Madalena. “Mas por quê? Tem medo de quê?”, perguntou a repórter, estendendo a mão. “Por que ver a sua mão branca… eu pego e boto a minha em cima da sua e acho feio isso”, explicou. “Sua mão é linda, sua cor é linda. Olhe para mim, aqui não tem diferença. O tom é diferente, mas você é mulher, eu sou mulher. Os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem comigo, tem que ter com você”, declarou a jornalista e deu um abraço em Madalena.

Veja o vídeo

Madalena Silva foi resgatada em março deste ano após passar 54 dos 62 anos de vida sendo escrava de uma família. A doméstica não recebia salário, era maltratada e sofria com roubos da filha dos ex-chefes, que chegou a fazer empréstimos em seu nome e tomar R$ 20 mil de sua aposentadoria.

Adriana Oliveira disse nas redes sociais que o momento foi um dos mais emocionantes de sua carreira. Veja a seguir:

“Ainda tô impactada com o encontro com Dona Madalena. Ela foi vítima de uma violência brutal por 54 dos 62 anos de vida. E dentro de uma casa “de família” foi submetida à condições análoga à escravidão. Ela foi resgatada, em março,por auditores do Ministério do Trabalho. Hoje vivi um dos momentos mais emocionantes nos 27 anos de profissão. Ainda tem muita luta”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link