VÍDEO – Com seguranças em greve, pacientes psiquiátricos tentam fugir de hospital no DF

Na última quinta-feira (23), pacientes psiquiátricos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVp) protagonizaram tentativas de fuga, gerando momentos de tensão nas dependências da unidade. Vídeos mostram um interno tentando pular a cerca e profissionais do hospital se esforçando para conter uma paciente que buscava escapar.
A situação ocorre em meio a uma greve dos vigilantes da empresa Visan, iniciada na segunda-feira (20). Os servidores, terceirizados para prestar serviços de segurança, estão protestando contra atrasos nos pagamentos, ausência de benefícios e condições precárias de trabalho.
Segundo o Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF), os trabalhadores alegam não ter recebido vale-alimentação, com o último salário depositado com uma semana de atraso. Além disso, mais da metade dos vigilantes estaria com férias vencidas, alguns não teriam recebido por horas extras, e o pagamento do FGTS estaria pendente há um ano, incluindo o retroativo do último reajuste salarial. Há relatos de não pagamento do 13º do ano anterior.
A paralisação dos vigilantes afeta não apenas o HSVp, mas também outros locais, como o Hospital de Apoio, Parque de Apoio, no SIA, e a sede da Secretaria de Saúde, na Asa Norte, todos atendidos pela empresa Visan. A Secretaria de Saúde contratou a Visan para prestar serviços de segurança nessas instalações.