VÍDEO: Confronto no Complexo de Israel fecha Avenida Brasil no Rio

Um intenso confronto entre policiais e criminosos fechou a Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, durante a madrugada desta quinta-feira (27). A ação faz parte da Operação Barricada Zero no Complexo de Israel, que reúne sete comunidades na Zona Norte da cidade. O tiroteio começou por volta das 3h e a via ficou totalmente interditada por pelo menos 40 minutos.
Imagens de redes sociais registraram uma grande coluna de fumaça na região, provavelmente resultante da queima de barricadas pelos criminosos. A fumaça pôde ser vista de diversos pontos da cidade, enquanto a Avenida Brasil aparecia completamente deserta – cenário incomum para o horário de pico matinal.
A operação policial ocorreu simultaneamente em sete comunidades do complexo: Cidade Alta, Furquim Mendes, Guaporé, Kelson’s, Pica-Pau, Quitungo e Tinta. O confronto também impactou o sistema de trens, com a SuperVia informando alterações no ramal Saracuruna. Os trens que passam pela Cidade Alta circularam apenas entre Central-Penha e Caxias-Saracuruna.
A Avenida Brasil já foi liberada após o fim do confronto, mas ainda não há informações sobre presos ou feridos durante a operação.
Polícia realiza operação na manhã desta quinta-feira (27), no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. Por medidas de segurança, a Avenida Brasil chegou a ficar interditada nos dois sentidos pic.twitter.com/FInn6pa8aM
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) November 27, 2025
Atenção, muitos tiros e barricadas incendiadas no Complexo de Israel (Vigário Geral, Parada de Lucas, Cordovil, Bras de Pina, Cidade Alta).
Retomar o território é questão de honra! pic.twitter.com/ohU0Z4yF3p
— Marcelo Dino (@marcelodino_rj) November 27, 2025
