VÍDEO: Coreia do Norte condena adolescentes a trabalhos forçados por ouvirem K-pop

Vídeos divulgados pelo South and North Development (SAND) Institute, organização que trabalha com desertores norte-coreanos, mostram autoridades da Coreia do Norte condenando publicamente dois adolescentes a 12 anos de trabalhos por assistirem K-pop.
Nas imagens, os dois estudantes de 16 anos estão algemados em um anfiteatro diante de centenas de alunos. Todos aparecem usando máscaras faciais, o que indica que a filmagem foi feita durante a pandemia da Covid-19. Segundo o vídeo, os estudantes foram sentenciados por assistir e divulgar filmes, músicas e vídeos musicais sul-coreanos durante três meses.
“A julgar pela pesada punição, parece que isso deve ser mostrado às pessoas em toda a Coreia do Norte para adverti-las. Se assim for, parece que esse estilo de vida da cultura sul-coreana é predominante na sociedade norte-coreana”, disse Choi Kyong-hui, presidente da SAND e doutora em Ciências Políticas pela Universidade de Tóquio, que desertou da Coreia do Norte em 2001.
“Acho que esse vídeo foi editado por volta de 2022. O que é problemático para Kim Jong Un (líder norte-coreano) é que os jovens da geração Y e da geração Z mudaram sua maneira de pensar. Acho que ele está trabalhando para voltar à maneira norte-coreana”.
Veja o vídeo:
De acordo com a BBC, em imagens inéditas, a Coreia do Norte algemou e julgou dois adolescentes na frente de centenas de estudantes e foram condenados a 12 anos de trabalhos forçados por assistirem “K-dramas”, um programa sul-coreano. pic.twitter.com/cb82aYjUKv
— Área Militar (@areamilitarof) January 18, 2024