VÍDEO: Curitiba organiza celebração da Consciência Negra sem pessoas negras e com decoração racista

A celebração do Mês da Consciência Negra em Curitiba, promovida pela Prefeitura, gerou polêmica devido à baixa representatividade durante o evento. Internautas repercutiram a ausência de pessoas negras nas apresentações divulgadas em um vídeo nas redes sociais.
A gravação mostra elementos como biscoitos, bonecos de mulheres negras e figuras de orixás, além de músicos vestidos como capoeiristas tocando tambores. No entanto, a ausência de artistas negros nas apresentações chamou a atenção e gerou críticas.
Além disso, a decoração do palco, com caravelas e figuras de negros acorrentados, escravizados e açoitados, também repercutiram negativamente.
Segundo o Uol, a Prefeitura investiu R$ 31.650 na contratação de artistas de teatro, música e dança para o evento. Os recursos foram destinados ao projeto do Mês da Consciência Negra, conforme informado pela Fundação Cultural de Curitiba.
A cidade de Curitiba possui uma população em que apenas 24% se declara negra, de acordo com dados do último censo do IBGE, tornando-se a capital do Sul do Brasil com maior presença de pessoas negras.
Prefeitura de Curitiba celebrando o mês da consciência negra ? pic.twitter.com/TyVPrrSz7d
— Africanize (@africanize_) November 17, 2023