Apoie o DCM

VÍDEO: Demétrio Magnoli ataca Lula após criticas a Lava Jato: “Papo de bêbado em boteco”

Demétrio Magnoli falando para a câmera, com roupa bege e branca
Demétrio Magnoli no Estúdio i desta sexta (19) – Reprodução/GloboNews

O Estúdio i desta sexta-feira (19) teve, como uma de suas pautas, a acusação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que os Estados Unidos manipularam a Lava Jato. Em sua análise sobre o tema, Demétrio Magnoli comparou o petista a Jair Bolsonaro (PL) e disse que ele rebaixa “a palavra presidencial ao estatuto de papo de bêbado em boteco”.

“Lula voltou a criticar a Lava Jato, mas disse que a Lava Jato era basicamente teleguiada pelo departamento de Justiça dos Estados Unidos. Essa é uma lenda urbana há anos difundida pelo PT, mas não tem nenhuma base factual, nenhuma. É lenda urbana, é fake news. Há muitas críticas corretas, que podem e devem ser feitas à Lava Jato e que estão expressas em decisões do Supremo Tribunal Federal, de anular uma série de processos e sentenças da Lava Jato, inclusive contra Lula”, iniciou.

“A Lava Jato, em seu pior momento, implicou na politização do sistema de Justiça. A gente pode discutir longamente a politização do Ministério Público, que tá atrás desse processo. Mas Lula não fez isso. Lula soltou uma fake news que tem implicações internacionais. É o padrão Bolsonaro, de reduzir, de rebaixar a palavra presidencial ao estatuto de papo de bêbado em boteco”.

“Ao dizer que o departamento de Justiça dos Estados Unidos teleguiava a Lava Jato, Lula está fazendo duas coisas: Em primeiro lugar, abrindo o que é um atrito internacional completamente absurdo. E, em segundo lugar, numa tradição da esquerda populista, atribuindo ao ‘imperialismo norte-americano’ os nossos problemas. A Lava Jato expressou um problema do sistema judicial brasileiro, não uma conspiração internacional contra a nação brasileira. Atribuir aos outros os nossos problemas é o melhor jeito de não resolver os nossos problemas”, completou.

Assista:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link