VÍDEO – Deputado bolsonarista defende separar país em “Brasil do Norte” e “do Sul”

O deputado federal bolsonarista Paulo Bilynskyj (PL-SP) propôs, durante uma participação no podcast Redcast, a separação do Brasil em dois países: o “Brasil do Norte” e o “Brasil do Sul”. A declaração foi feita na quinta (18), durante uma discussão sobre a falta de proporcionalidade entre o número de senadores e a população dos estados brasileiros.
“Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, disse Bilynskyj. A proposta surpreendeu o apresentador do podcast, Junior Masters, que chamou a ideia de “separatismo”.
O bolsonarista questionou qual seria o problema da ideia, argumentando que “quanto maior a extensão territorial, maior a tendência à ditadura”, enquanto “quanto menor o país, mais democrático ele é”.
Bilynskyj continuou sua defesa da separação dizendo que as diferenças entre as regiões são grandes.”Eles votam no Lula, nós votamos no Bolsonaro, pronto, acabou”, completou o deputado, sugerindo que a divisão política poderia justificar a separação.
