Apoie o DCM

VÍDEO – Deputado bolsonarista pede interferência estatal em aeroporto privatizado e é detonado

Marcel van Hattem no Aeroporto Salgado Filho. Foto: reprodução

Assíduo defensor da privatização e contra as intervenções do Estado na vida pública, o deputado federal bolsonarista Marcel van Hattem (Novo-RS) publicou em sua conta no X, antigo Twitter, um vídeo pedindo que o governo Lula (PT) interfira no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para que ele volte a funcionar após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Em resposta, van Hattem foi notificado pela própria plataforma e por diversos usuários da rede de que a obrigação de arcar com os prejuízos, independentemente da natureza, é da Fraport, empresa alemã responsável pela concessão do Aeroporto. “É importantíssimo dizer: se não houver interferência do Governo Federal nesse processo, e urgente, não vai acontecer [a reabertura do aeroporto]”, disse o bolsonarista.

Andreea Pal, CEO da companhia no Brasil, acusou o governo de atrasar o pagamento de indenizações a funcionários e não “aliviar” a burocracia para a Fraport. Porém, as falas de Andreea e de van Hattem são desmentidas pelo contrato de concessão assinado pela empresa alemã e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Após o “choro”, o deputado também virou piada pela “contradição ideológica”. “23h59: o governo não pode interferir no preço do arroz; 0h00: o governo precisa interferir no aeroporto”, brincou o jurista Bruno Seligman. Nas resposta ao vídeo de van Hattem, usuários reclamam que para os bolsonaristas, tudo bem “as empresas estrangeiras ficarem com o lucro e o Estado com o prejuízo”.

Veja a repercussão: 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link