VÍDEO: Deputado do Psol denuncia racismo em revista no aeroporto

O deputado estadual Professor Josemar (PSOL-RJ) denunciou ter sido vítima de racismo no Aeroporto Internacional de Brasília, enquanto embarcava de volta para seu estado após participar de um congresso do partido na capital.
Durante a revista de segurança, o parlamentar alega ter sido impedido de continuar sua viagem: “A Polícia Federal do aeroporto, de forma seletiva e racista, após me revistar de maneira truculenta, não me permitiu prosseguir na viagem e tentou me deter”.
Ele também destacou que apenas pessoas negras estavam sendo selecionadas para essa revista. “Enquanto eu, na condição de deputado estadual, era submetido à suposta revista aleatória, observei que todos os que estavam na mesma situação eram negros e negras. Não podemos mais aceitar esse tipo de conduta, pois nada a justifica, a não ser o racismo”, declarou.
“Um policial estava constantemente colocando a mão na arma. Eu disse a ele que não somos criminosos, que sou um deputado estadual que luta contra o racismo no Brasil e no Rio de Janeiro, e que aquilo era um absurdo”.
Confira:
BASTA DE RACISMO! Hoje sofri um ato racista no aeroporto de Brasília enquanto voltava do congresso do PSOL. Através de uma dita “revista aleatória”, sem nenhum motivo, me barraram no aeroporto de Brasília e tentaram me levar para uma sala reservada. Não podemos mais aceitar esse… pic.twitter.com/L28My7HRfx
— Prof. Josemar (@profjosemarpsol) October 1, 2023