Apoie o DCM

VÍDEO – Dirigente do Flamengo diz que africanos só têm físico e europeus são inteligentes

Diretor das categorias de base do Flamengo, Alfredo Ameida durante apresentação. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O novo diretor da base do Flamengo, Alfredo Almeida, fez comentários racistas sobre jogadores africanos durante sua apresentação no Ninho do Urubu, na segunda-feira (14). O dirigente português afirmou que atletas da África têm “valências físicas como quase nenhuma parte do mundo”, mas sugeriu que, para habilidades mentais, seria necessário buscar em “outras zonas da Europa e do globo”.

O Observatório Racial do Futebol criticou imediatamente as declarações, comparando-as a ideias da época da escravidão. “Atualiza a ideia de que pretos seriam privilegiados fisicamente para trabalhar, não para pensar”, explicou a psicóloga Fernanda Lima em texto citado pelo movimento. A fala foi considerada racista por especialistas e torcedores nas redes sociais.

Após a repercussão negativa, Almeida se retratou publicamente. “Peço desculpas se minha fala foi mal interpretada”, declarou o dirigente, que chegou ao Flamengo no início desta temporada. O clube rubro-negro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.