VÍDEO do Dalai Lama beijando menino indiano gera revolta nas redes

Um vídeo em que Dalai Lama aparece dando um selinho em um menino indiano está repercutindo negativamente nas redes sociais. As imagens são do canal Voice of America, serviço de radiofusão internacional norte-americano, que opera em território tibetano, e foram feitas no último sábado (8), de acordo com a imprensa local.
No vídeo, o líder tibetano beija a boca de uma criança que se aproximou dele para prestar uma homenagem. Na sequência, ele coloca a língua para fora e pergunta: “Você pode chupar minha língua?”. As imagens são cortadas antes que o garoto se mova.
Dalai Lama ainda não se pronunciou sobre a polemica, mas o monge está sendo detonado nas redes sociais e internautas o acusam de pedofilia, pedindo sua prisão. Inclusive, uma petição intitulada “Salvem as crianças de Dalai Lama – vamos parar com o abuso infantil” foi criada na plataforma Change.
No Twitter, um perfil chamado Amigo Monge reprovou a conduta do líder tibetano: “Beijo na boca, selinho, (seja em adulto ou criança) ‘and now suck my tongue’ não fazem parte da cultura tibetana. Muito menos para Monge/Guru. Pode excluir essa possibilidade”.
Outros comentários dizem que tudo faz parte de uma estratégia contra a “santidade de Dalai Lama”, enquanto outros acreditam que mostrar a língua seja uma forma de saudação comum no Tibet. “Trata-se de uma tradição que remonta ao século IX, época em que reinava Lang Darma, um imperador pouco aclamado pelas massas, conhecido pela sua língua negra”, explicou um jornal. Confira:
Essa cena de Dalai Lama está – no mínimo – estranha. Esse vídeo foi publicado nas redes sociais.
Observação: no vídeo oficial essa cena foi editada e cortada. pic.twitter.com/EqGRRx73JR
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) April 9, 2023