VÍDEO – Duda Salabert obstrui “PL da Devastação” com poemas

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) transformou a sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara nesta terça-feira (15) em um ato de resistência. Para obstruir a votação do projeto que altera as regras do licenciamento ambiental, chamado por ambientalistas de “PL da Devastação”, a parlamentar recitou poemas de Augusto dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade, incluindo “O maior trem do Mundo” e “O deus-verme”.
Além do protesto poético, Duda protocolou mais de 100 requerimentos, pedindo desde adiamento da votação até solicitações de votação nominal.
“A obstrução mais poética da história do Poder Legislativo”, definiu o deputado Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ), que acompanhava a cena. A estratégia lembra ações recentes da oposição, que ameaçou obstruir votações até a pautação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
O PL em discussão, que pode ser votado ainda nesta terça, preocupa ambientalistas por flexibilizar as regras de licenciamento ambiental no país.
➡️ Deputada recita poemas para obstruir votação na Câmara
Parlamentar mineira recita poemas como estratégia para impedir votação do projeto de lei que muda as regras do licenciamento ambiental
Leia na coluna de @PauloCappelli_: https://t.co/G6Ym79P5TK pic.twitter.com/ojfedtK3P0
— Metrópoles (@Metropoles) July 15, 2025