Apoie o DCM

VÍDEO: Em meio ao lixo, dependentes químicos criam bloquinho de carnaval na Cracolândia

Bloco de dependentes químicos na Cracolândia em SP. Foto: reprodução

Um grupo de pessoas toca e dança samba em meio a uma região repleta de lixo, onde vivem dezenas de moradores de rua usuários de crack no coração de São Paulo. Eles são integrantes do Blocolândia, que desfila desde 2015 na Cracolândia, conhecida por abrigar a maior concentração de dependentes químicos da cidade.

O Blocolândia é uma iniciativa que busca levar alegria e cultura para uma região marcada pelo sofrimento e pela marginalização. “O pessoal já tinha montado o Blocolândia, mas não tinha bateria. Aí eu tive essa ideia de ter uma bateria formada por usuários de drogas. Não somos apenas usuários, somos pessoas inteligentes que gostam de música”, disse Claudinho, um dos idealizadores do projeto.

Embora Claudinho ainda seja usuário de crack, ele agora vive em uma moradia custeada por um programa social oficial, após passar muito tempo dormindo ao ar livre, entre o lixo. Com o Blocolândia, ele sente que retorna às suas raízes na Vila Formosa, bairro da zona leste de São Paulo, onde apreciava o samba com sua família.

Apesar das operações policiais frequentes na região, o desfile do Blocolândia continua, com agentes armados acompanhando os foliões em meio ao ambiente hostil da Cracolândia.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link