VÍDEO: Em SP, PM toma dores de proprietário e algema homem negro por atraso no aluguél

O músico César de Carvalho, de 31 anos, foi alvo de ação policial na região da Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo, onde foi imobilizado e atingido com spray de pimenta. Durante a abordagem, que ocorreu na última terça-feira (23), ele relatou ao G1 que ficou mais de uma hora algemado dentro da viatura e afirmou que “não conseguia respirar”.
O incidente começou devido a um mal-entendido relacionado ao pagamento do aluguel da residência onde César morava há cerca de sete meses. O ex-marido da proprietária da casa acionou a PM, que enviou dois policiais da Rocam do 9° Batalhão da PM Metropolitana ao local.
Segundo César, os policiais chegaram de forma arrogante e prepotente, impedindo-o de telefonar para sua advogada e sem realizarem revista. Ele não oferecia resistência durante a abordagem, como pode ser visto nas imagens, mas mesmo assim foi alvejado com spray de pimenta.
César foi levado para a delegacia e só foi liberado depois que o delegado viu o vídeo da abordagem. Os dois policiais envolvidos foram afastados e a Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos. A Ouvidoria das Polícias também abriu um procedimento para obter explicações da corregedoria da PM sobre a abordagem.
Confira o vídeo: