Apoie o DCM

VÍDEO: Erupção do Sakurajima afeta voos no Japão

O vulcão Sakurajima, que entrou em erupção no Japão. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vulcão Sakurajima entrou em erupção neste domingo (16) na ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, lançando uma coluna de cinzas que alcançou 4,4 quilômetros de altitude. A atividade levou ao cancelamento de cerca de 30 voos no Aeroporto de Kagoshima.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, a primeira explosão ocorreu por volta da 1h, seguida por outras duas às 2h30 e às 8h50, no horário local. A queda de cinzas reduziu a visibilidade e afetou a operação de chegada e partida de aeronaves.

A agência Kyodo informou que essa foi a primeira erupção com coluna acima de 4 quilômetros em quase 13 meses. Após a última explosão, a nuvem seguiu para o nordeste com previsão de atingir Kagoshima e a província vizinha de Miyazaki ao longo do dia.

O Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão, registrando episódios frequentes de atividade, incluindo uma erupção em 2019 que lançou cinzas a 5,5 quilômetros. As autoridades seguem monitorando o comportamento do vulcão.

Veja o vídeo: