VÍDEO: Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

Um vídeo gravado por uma câmera de celular registrou o momento em que a escultura de Mãe Stella de Oxóssi foi atingida por chamas, em Salvador, na madrugada deste domingo (4). A peça foi instalada e inaugurada em abril de 2019. Mãe Stella morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, e foi uma das principais yalorixás do país. Ela foi uma sacerdotisa e grande conhecedora dos cultos e tradições do Candomblé.
Inicialmente não havia detalhes se o fogo teria sido criminoso, ou causado por um curto-circuito nos refletores de luz. De acordo com a Prefeitura de Salvador, responsável pelo equipamento, a imagem foi vandalizada.
Com 8,5 metros de altura, o conjunto traz a estátua de Mãe Stella em tamanho real sentada em um trono e à frente da figura do orixá Oxóssi. Oxóssi era o orixá de cabeça de Mãe Stella e um dos principais do Candomblé. Ligado à natureza, ele é responsável por prover as refeições de todos, além de ser um forte guerreiro e grande sábio. Oxóssi, que é caçador, carrega um arco e flecha.
A Polícia Civil informou que o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”. Testemunhas são procuradas para ajudar a identificar o que aconteceu no local e quem pode ter causado o incêndio, com informações da Folha.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local, ainda na tarde de domingo (4) e fez a perícia na escultura. Agentes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e da Fundação Gregório de Matos, vão fazer a restauração do equipamento.
Caso o ato de criminoso seja confirmado, será a segunda vez que o local é vandalizado. Em setembro de 2019, a estrutura das duas obras foi pichada. Na época, ninguém foi preso pelo crime. A obra foi confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro, pelo artista plástico Tatti Moreno, que morreu em julho deste ano.
Vídeos mostram momento em que estátua de Mãe Stella de Oxóssi é destruída por incêndio pic.twitter.com/aZBUM9QifC
— BNews (@bnews_oficial) December 5, 2022