Apoie o DCM

VÍDEO: Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

Escultura de Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Reprodução

Um vídeo gravado por uma câmera de celular registrou o momento em que a escultura de Mãe Stella de Oxóssi foi atingida por chamas, em Salvador, na madrugada deste domingo (4). A peça foi instalada e inaugurada em abril de 2019. Mãe Stella morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, e foi uma das principais yalorixás do país. Ela foi uma sacerdotisa e grande conhecedora dos cultos e tradições do Candomblé.

Inicialmente não havia detalhes se o fogo teria sido criminoso, ou causado por um curto-circuito nos refletores de luz. De acordo com a Prefeitura de Salvador, responsável pelo equipamento, a imagem foi vandalizada.

Com 8,5 metros de altura, o conjunto traz a estátua de Mãe Stella em tamanho real sentada em um trono e à frente da figura do orixá Oxóssi. Oxóssi era o orixá de cabeça de Mãe Stella e um dos principais do Candomblé. Ligado à natureza, ele é responsável por prover as refeições de todos, além de ser um forte guerreiro e grande sábio. Oxóssi, que é caçador, carrega um arco e flecha.

A Polícia Civil informou que o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”. Testemunhas são procuradas para ajudar a identificar o que aconteceu no local e quem pode ter causado o incêndio, com informações da Folha.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local, ainda na tarde de domingo (4) e fez a perícia na escultura. Agentes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e da Fundação Gregório de Matos, vão fazer a restauração do equipamento.

Caso o ato de criminoso seja confirmado, será a segunda vez que o local é vandalizado. Em setembro de 2019, a estrutura das duas obras foi pichada. Na época, ninguém foi preso pelo crime. A obra foi confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro, pelo artista plástico Tatti Moreno, que morreu em julho deste ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link