VÍDEO: estudante denuncia racismo em universidade particular de medicina em SP

Uma estudante de medicina denunciou ter sido vítima de racismo dentro de uma universidade privada em São Paulo. Talita Araújo, de 32 anos, registrou boletim de ocorrência após ser confrontada por colegas de sala devido a um vídeo publicado nas redes sociais. No conteúdo, ela relatava sua experiência como mulher negra e bolsista do Fies em um ambiente elitizado, sem citar nomes de alunos ou da instituição. O caso teria ocorrido na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), no Guarujá, segundo o Metrópoles.
Mais tarde, Talita foi cercada por um grupo de estudantes no corredor da universidade, que a pressionaram por conta do vídeo. Durante a confusão, uma aluna perguntou se ela queria que os colegas fossem malvestidos para a faculdade ou “pintassem a pele de preto”, o que a vítima classificou como uma fala racista. “Eu me pergunto: por qual motivo uma pessoa negra não pode falar sobre o racismo que ela mesma vivencia?”, declarou.
A estudante registrou boletim de ocorrência e solicitou as imagens das câmeras de segurança à universidade. A Unoeste afirmou estar acompanhando o caso e designou professores e psicólogos para prestar apoio.
@enfmed Uma situação delicada que escancara o racismo estrutural dentro de cursos elitizados. A forma de ataque pessoal a mim direcionado não ficará impune. A voz de uma pessoa negra não pode ser silenciada. Vamos até o fim na certeza de que como Malcon X disse, A VERDADE ESTÁ AO LADO DOS OPRIMIDOS… Compartilhem ESSE VIDEO, para que ele alcance o maior número de pessoas. Não podemos silenciar a voz de tantos negros que lutam por igualdade e representatividade. Nossa presença incomoda. Mas a nossa voz incomoda mais ainda. E não iremos nos calar diante de injustiças #estudantedemedicina #faculdadedemedicina #medicinatiktok #racismo #racismoécrime✊?✊?✊? #medicina #mediciner
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line