VÍDEO – Ex-árbitro diz que futebol é “representação contemporânea da escravatura”

O ex-árbitro de futebol Márcio Chagas afirmou que o futebol “é uma representação contemporânea da escravatura” e comparou a negociação de jogadores aos “traficantes negreiros” da época da escravião. Em entrevista à TNT Sports, ele citou a transferência de jogadores entre clubes e empresários como exemplo.
“O futebol é a única profissão do mundo em que se fala de comprar e vender pessoas com naturalidade, em que se partilham corpos em percentuais: 50% é de um grupo de empresários, 50% do dono de uma quitanda”, disse.
“O modus operandi continua sendo o mesmo: os europeus vêm aos países subdesenvolvidos buscar esse corpos negros ou pobres. Buscam essa joia, põem num navio negreiro, que é o avião negreiro, levam para a Europa, despejam e ganham em cima. Se esse corpo der um retorno financeiro até uma determinada idade, ok. Se não der, descarta e vem outro”, prosseguiu.
Chagas ainda compara os empresários a traficantes da época da escravidão e diz que eles “manipulam” os atletas e não querem família presente na vida dele. “Os negros ocupam espaço de serem comandados dentro das quatro linhas, quando saem das quatro linhas ficam invisibilizados e mudos, porque não podem se manifestar”, completou.
“O FUTEBOL É UMA REPRESENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA ESCRAVATURA!” ⚽✊🏽 O ex-árbitro de futebol Márcio Chagas (@_omarciochagas) fez uma comparação entre o mundo do futebol atual e a realidade na época da escravidão. Ele ressalta também que o espaço em que os negros ocupam é de serem… pic.twitter.com/F6F22lrnMI
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 17, 2025
