VÍDEO: ex-CEO da Americanas diz que seguia ordens de Sicupira

Apontado como responsável por rombo bilionário nas contas da Americanas, o ex-CEO Miguel Gutierrez disse à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que obedecia acionistas de referência, em especial Carlos Alberto Sicupira. Ele prestou depoimento à instituição em 16 de março e repetiu a mesma informação em oitiva à Polícia Federal um mês depois. A informação é do UOL.
Ele ainda diz que havia uma linha de comando na varejista em que todas as decisões importantes precisavam chegar ao conhecimento de Sicupira e ter sua aprovação. Gutierrez ficou no cargo até dezembro de 2022 e diz que teve uma ligação “continua” e “muito intensa” com o acionista.
“O Beto [Sicupira], como presidente do conselho, era o meu chefe. E toda a interligação era através do Beto. E o Beto saiu da chefia do conselho em 2020 —que foi um plano programado em 2019, ele ia sair para depois eu ir pro conselho novamente. Então, nesse período, meu contato com Beto sempre foi muito intenso. Eu tinha uma relação com o Beto de 20 anos de trabalho. Você cria, obviamente, uma proximidade”, relatou à CVM.
No depoimento, ele ainda relatou que o acionista “gosta muito do negócio” e o “contato sempre foi prioritariamente com o Beto”. Sicupira é acionista de referência, sócio da 3G Capital e foi presidente do conselho de administração da Americanas.