Apoie o DCM

VÍDEO – Excesso de “cuidados” de Kim Jong-Un na China viraliza

Kim Jong-un, presidente da China, e Xi Jinping, da China. Foto: reprodução

O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, participou esta semana de um desfile militar em Pequim, ao lado dos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, em comemoração ao 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Para o deslocamento, Kim usou novamente seu trem blindado, o Taeyangho ou “fortaleza móvel”, percorrendo cerca de 4.500 km em 20 horas, segundo o jornal britânico The Guardian. O trem oferece dormitórios, salas de reunião e comunicação por satélite, sendo considerado o meio de transporte mais seguro.

Agências de inteligência da Coreia do Sul e do Japão informam que o trem estava equipado com banheiro privativo para impedir vazamento de dados biométricos, como DNA ou traços de saúde. O jornal Nikkei lembra que, desde 2018, Kim evita sanitários estrangeiros e segue protocolos rigorosos para remover fiapos de cabelo, saliva e higienizar utensílios usados, protegendo informações sobre sua condição física.

Até móveis e objetos usados pelo líder passam por limpeza detalhada. Um vídeo divulgado no Telegram mostra funcionários limpando o encosto da cadeira e a mesa após encontro com Putin. O jornalista russo Alexander Yunashev relatou que “a equipe destruiu cuidadosamente todos os vestígios da presença de Kim” e que, depois da reunião, “Putin e Kim saíram do escritório muito satisfeitos e foram tomar chá em um ambiente mais descontraído”.

A comitiva também evita que Kim use canetas fornecidas em eventos oficiais e borrifa desinfetante sobre móveis várias vezes. Em 2019, em Nanning, a irmã do líder, Kim Yo-jong, foi flagrada segurando um cigarro aceso do irmão, numa ação interpretada como precaução para impedir que a saliva fosse analisada, evidenciando o rigor extremo da rotina de segurança.