VÍDEO – Excesso de “cuidados” de Kim Jong-Un na China viraliza

O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, participou esta semana de um desfile militar em Pequim, ao lado dos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, em comemoração ao 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Para o deslocamento, Kim usou novamente seu trem blindado, o Taeyangho ou “fortaleza móvel”, percorrendo cerca de 4.500 km em 20 horas, segundo o jornal britânico The Guardian. O trem oferece dormitórios, salas de reunião e comunicação por satélite, sendo considerado o meio de transporte mais seguro.
Agências de inteligência da Coreia do Sul e do Japão informam que o trem estava equipado com banheiro privativo para impedir vazamento de dados biométricos, como DNA ou traços de saúde. O jornal Nikkei lembra que, desde 2018, Kim evita sanitários estrangeiros e segue protocolos rigorosos para remover fiapos de cabelo, saliva e higienizar utensílios usados, protegendo informações sobre sua condição física.
Até móveis e objetos usados pelo líder passam por limpeza detalhada. Um vídeo divulgado no Telegram mostra funcionários limpando o encosto da cadeira e a mesa após encontro com Putin. O jornalista russo Alexander Yunashev relatou que “a equipe destruiu cuidadosamente todos os vestígios da presença de Kim” e que, depois da reunião, “Putin e Kim saíram do escritório muito satisfeitos e foram tomar chá em um ambiente mais descontraído”.
A comitiva também evita que Kim use canetas fornecidas em eventos oficiais e borrifa desinfetante sobre móveis várias vezes. Em 2019, em Nanning, a irmã do líder, Kim Yo-jong, foi flagrada segurando um cigarro aceso do irmão, numa ação interpretada como precaução para impedir que a saliva fosse analisada, evidenciando o rigor extremo da rotina de segurança.
Russian media report that North Korean staff has thoroughly destroyed all traces of Kim Jong Un ‘s presence in the room.
They took away the glass he drank from, wiped down his seat and all the parts of furniture he had touched. https://t.co/avbERqsdP8 pic.twitter.com/c77brRt755— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) September 3, 2025