VÍDEO: Forças israelenses invadem hospital em Gaza

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram na noite desta terça-feira (14/11), pelo horário de Brasília, uma operação específica e direcionada realizada no maior hospital de Gaza, o Al-Shifa. Em um comunicado, as tropas afirmaram que o alvo da ação é o referido hospital.
O comunicado ressalta que as FDI estão conduzindo uma operação terrestre em Gaza com o objetivo de derrotar o Hamas e resgatar reféns, enfatizando que a guerra é com o Hamas, não com os civis de Gaza, conforme divulgado no Telegram.
Médicos e falantes de árabe, de acordo com as FDI, integram as tropas e receberam treinamento específico para se adaptarem ao ambiente. Na segunda-feira (13/11), as tropas teriam ordenado a interrupção de todas as atividades militares do Hamas na unidade, uma ordem que, segundo as FDI, não foi obedecida.
Nas últimas semanas, as FDI alertaram repetidamente sobre o uso contínuo do hospital de Shifa pelo Hamas para fins militares, argumentando que tal prática coloca em risco o estatuto protegido pelo direito internacional do hospital. As FDI afirmam ter concedido tempo suficiente para que o suposto abuso ilegal do hospital fosse encerrado.
???? IDF irrompem no hospital al-Shifa. Reportam tiros nos corredores, a situação é confusa.
Ainda houve quem acreditasse que o primeiro ataque a um hospital de Gaza tinha sido um míssil perdido do Hamas, que caiu precisamente num alvo predileto das tropas israelitas. pic.twitter.com/Aaf8HDqPiW
— geopol.pt (@GeopolPt) November 15, 2023
https://twitter.com/MarcianoBrito13/status/1724538341566058862