VÍDEO: Governo federal envia toneladas de mantimentos e água para o RS

Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta exibiu parte da doação de água e alimentos que a população do Rio Grande do Sul receberá nos próximos dias do governo federal. Há uma semana, os moradores da região sofrem com o impacto das fortes chuvas no vale do Taquari. Ao todo, são 37 mortos e 1,2 milhão de pessoas que está sem água ou luz.
“Água, alimentos e remédios chegando ao RS: com o abastecimento de água comprometido no nosso estado e o acesso por terra inviável em muitos pontos, estamos enviando mantimentos de outras localidades do Brasil para o Rio Grande por via aérea”, comentou o ministro no X neste sábado (4), ao exibir pilhas de águas em galão e alimentos.
A situação de emergência se agrava com mais de 860.952 residências sem água, representando cerca de 14% dos imóveis atendidos pela Corsan, conforme a última atualização da Defesa Civil.
Esse número quase dobrou em relação aos registros anteriores, evidenciando a gravidade da crise. Além disso, aproximadamente 350 mil domicílios estão sem energia elétrica, tornando ainda mais desafiadora a recuperação das áreas afetadas. As informações são das distribuidoras RGE Sul e CEEE Equatorial.
? Água, alimentos e remédios chegando ao RS: com o abastecimento de água comprometido no nosso estado e o acesso por terra inviável em muitos pontos, estamos enviando mantimentos de outras localidades do Brasil para o Rio Grande por via aérea. #ForçaRS pic.twitter.com/w4PMCQGWWt
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 4, 2024