Apoie o DCM

VÍDEO: Hamas liberta mais duas reféns

Yocheved Lifshitz e Nurit Cooper foram libertadas pelo Hamas nesta segunda (23). Foto: Reprodução

O Hamas liberou mais dois reféns nesta segunda (23): as idosas israelenses Nurit Yitzhak (79) e Yochved Lifshitz (85). Abu Obeida, porta-voz do Al-Qassam, afirmou que elas foram libertadas “por razões humanitárias urgentes”.

Segundo vídeo divulgado pelo Hamas, a libertação ocorreu graças à mediação do Catar e do Egito. O grupo ainda afirma que tentou libertá-las na sexta (20), mas o governo de Israel não quis recebê-las.

“Nós, das Brigadas Al-Qassam, através da mediação egípcio-catariana, libertamos os dois detidos, sabendo que o inimigo se recusou desde a última sexta-feira a aceitar o seu recebimento, e ainda negligencia o ficheiro dos seus prisioneiros. Decidimos libertá-los por questões humanitárias, apesar dos crimes de ocupação”, afirma Abu Obeida à Al Jazeera.

O governo israelense confirmou que elas foram libertadas e que já chegaram à passagem de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito. Essa é a segunda leva de reféns liberada pelo Hamas: na sexta, duas americanas, mãe e filha, foram soltas.

Mais de 200 pessoas foram sequestradas pelo Hamas durante o ataque do último dia 7. A maioria dos reféns é israelense, mas há pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido, Ucrânia, Itália e Brasil entre eles.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link