VÍDEO – Homem armado ameaça jovem negro e PM ignora: “Estou de folga”

Na porta da estação Carandiru, na zona norte de São Paulo, um homem armado ameaçou um jovem negro e uma policial militar ignorou, ficando de braços cruzados. Uma mulher teve que se colocar entre a vítima e ele para evitar que a situação piorasse.
A agente da Polícia Militar chegou a ser avisada sobre o caso por um jornalista, que grava a cena, mas manda ele “ligar para o 190 [número para acionar emergência policial]”. A briga segue enquanto a policial fica de braços cruzados.
O jovem tenta pedir ajuda a ela, mas leva um chute da agente. Após intervenção das pessoas que estavam na estação, a vítima consegue fugir.
Com o fim da briga, o jornalista confronta a policial, que alega que “está de folga” e ameaça prendê-lo. “Se falar comigo desse jeito, eu vou te prender. Eu sou da polícia. Está gravado que você me desrespeitou e falou que eu não presto para nada. [Eu não agi] porque estou de folga, o procedimento é ligar para o 190 e pedir viatura”, afirmou a policial.
Ao contrário do que foi alegado por ela, o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar aponta que o agente deve “atuar onde estiver, mesmo não estando em serviço, para preservar a ordem pública ou prestar socorro, desde que não exista, naquele momento, força de serviço suficiente”.
Um homem armado ameaça um jovem negro ao lado de uma policial.
Enquanto uma cidadã se coloca diante da arma para defender o jovem, a PM informa que está de folga e que o procedimento seria ligar para o 190. No entanto, quando questionada sobre o motivo de não ter ajudado, ela dá… pic.twitter.com/2dBTdsNfd6
— Africanize (@africanize_) November 14, 2023