Apoie o DCM

VÍDEO – Imigrantes somem e obra na Califórnia fica com apenas 8 de 43 trabalhadores

Trabalhadores em prédio na Califórnia. Foto: Reproduçao

Uma denúncia feita no Twitter pelo perfil La Catrina Nortena aponta que, em uma obra na Califórnia, apenas 8 dos 43 trabalhadores compareceram ao serviço neste sábado (25). O motivo para a ausência, segundo o tuíte, seria o temor que muitos imigrantes — sobretudo de origem latina — estão sentindo de sair de casa diante das políticas de endurecimento contra a imigração estabelecidas pelo governo Donald Trump, com detenções em qualquer lugar e deportações sumárias, resultando em uma paralisação parcial da construção.

Embora não se saiba ao certo quem atuava especificamente na obra em questão, o clima de insegurança tem sido suficiente para afastar latinos de diversos setores, receosos de saírem de casa ou se exporem em seus locais de trabalho. De acordo com relatos publicados em veículos norte-americanos, esse sentimento de medo foi reforçado após ordens executivas voltadas ao combate da imigração irregular, somadas ao aumento de deportações e à possibilidade de que filhos de imigrantes em situação irregular deixem de receber cidadania americana.

No caso dos brasileiros, organizações como o Brazilian Women’s Group, citado em reportagens do colunista Jamil Chade, do UOL, indicam que “o medo e pânico se instalaram” em muitas comunidades. Trabalhadores sem visto regular relutam em buscar serviços de saúde ou mesmo em enviar os filhos à escola, por temerem o rastreamento das autoridades e a consequente expulsão do país.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line