VÍDEO: Influencer diz que faculdade de Gilmar e Gonet no DF “só tem favelado”

O influenciador Leonardo Avila, estudante de administração do renomado Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), gerou indignação ao afirmar em vídeo que sua faculdade “só tem favelado”. As declarações classistas, publicadas em suas redes sociais, viralizaram e provocaram repúdio entre alunos da instituição, que fica na Asa Norte, em Brasília.
No vídeo, enquanto justificava sua intenção de trocar de faculdade pela quarta vez, Avila fez comentários depreciativos sobre os colegas: “O povo não é só pobre de dinheiro, é pobre de tudo”. E completou, rindo: “A faculdade é cara, mas qualquer um arruma um jeito de pagar aqui, porque só tem favelado”.
O estudante é filho de Leonardo Oliveira de Ávila, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF. O IDP tem entre seus professores o ministro do STF Gilmar Mendes e o PGR Paulo Gonet.
A comunidade acadêmica reagiu com veemência às declarações. “É assim que alguns enxergam os colegas: como ‘favelados’ só porque são bolsistas ou não têm grana”, criticou um aluno nas redes sociais. Outros estudantes destacaram a contradição de um futuro administrador reproduzir discursos elitistas em uma instituição que se orgulha da diversidade em seu corpo discente.
▶️ “Só tem favelado”, diz influencer sobre faculdade particular do DF
Leonardo Avila, aluno do IDP, postou um vídeo nas redes sociais dizendo que os alunos da faculdade são “pobres de tudo”
Leia na coluna de @mirelle_ap: https://t.co/ULcMejnMKD pic.twitter.com/mYBayOSExE
— Metrópoles (@Metropoles) April 2, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line