VÍDEO: influencer oferece sal a tribo isolada, diz que são “canibais” e é escrachado

Um vídeo em que o influenciador irlandês Dara Tah aparece oferecendo sal a uma tribo indígena isolada na Indonésia provocou polêmica nas redes sociais. As imagens, gravadas em Papua, mostram o youtuber se aproximando de homens armados com lanças às margens de um rio. Em seguida, ele entrega pacotes de sal a um dos líderes, que cospe o tempero e faz sinal para que o grupo se afaste.
A gravação, publicada no TikTok e já com mais de 18 milhões de visualizações, recebeu críticas de internautas, que acusaram o criador de conteúdo de explorar povos tradicionais. “Deixem essas pessoas em paz, elas não são canibais”, comentou um usuário. Outro escreveu: “São apenas pessoas vivendo em paz, por que você foi até lá?”.
Conhecido por desafios radicais, Tah soma mais de 800 mil inscritos no YouTube e declarou que pretende se tornar “o maior youtuber da Irlanda”.
@daratah Deep in the jungle of Papua… Just tried to make contact with a cannibal tribe LOL Will try again tomorrow. Wish us luck 😅 #cannibal #tribe #adventure #deadly #survival