VÍDEO: Jornalista da CNN explica inquérito contra Marcos do Val a Janaina, que é doutora em Direito

Na CNN Brasil, a jornalista Raquel Landim deu uma aula sobre direito a Janaína Paschoal, que é doutora em direito penal pela Universidade em São Paulo (USP). Deputada estadual, ela defendia que Alexandre de Moraes não podia presidir inquérito contra Marcos do Val por ter sido “vítima” em situação com o senador.
A jornalista explicou que as investigações não envolvem o ministro, que teve uma reunião com do Val após o pedido de Jair Bolsonaro. “Tem um fato anterior, ele provocou esse impedimento”, disse Raquel.
“A lei processual não admite que a vítima presida a investigação de seu próprio caso. É como se uma magistrada violentada fosse conduzir um processo de seu estuprador”, alegou Janaína.
Em resposta, entretanto, a jornalista explicou que o inquérito não trata da reunião do senador com o ministro. “No inquérito, ele não está dizendo isso em absoluto, ele está dizendo que ele quer apurar as diferentes versões que o Marcos do Val traz do encontro entre ele, Jair Bolsonaro e Daniel Silveira. Não vejo nenhum motivo para o Alexandre de Moraes estar impedido neste caso”, explicou.
Veja:
A jornalista Raquel Landim da CNN Brasil ensinando sobre Direito para a "doutora" de extrema-direita, Janaína Paschoal.
Janaína não perde uma oportunidade de passar uma vergonha!#CNNBrasil #JanainaPaschoal #direito #AlexandreDeMoraes #STF pic.twitter.com/VuATWca2xp— O A da Mídia ??? (@oadamidia) February 4, 2023